Jamie Oliver: frango ou gol?

frango grande

Cozinhar hoje em dia é um ato revolucionário, disse o chef espanhol Santí Santamaria, porque todo o sistema alimentar está construído para que as pessoas não preparem sua comida. A dinâmica urbana acelerada e os alimentos processados para render o máximo de sabor, aparência, crocância, tempo de prateleira e outros atributos minuciosamente estudados pela indústria exclamam nas gôndolas do supermercado: consumidor, não perca tempo depenando frango, não suje as mãos quebrando ovos, abra este pacote e use melhor o seu tempo assistindo à TV.

Enquanto isso, ONGs e ativistas promovem a prática de uma alimentação mais saudável e chefs constroem sua reputação promovendo uma revolução na cozinha, que deve ser orgânica, local e preparada em conjunto pelas famílias sorridentes de comercial de margarina (ops, manteiga – ops, ricota fresca produzida em casa).

Acreditar que acordaremos todos amanhã colhendo ovos em nosso quintal é ingenuidade. Incentivar a transformação do sistema e da indústria, como faz Jamie Oliver, é saudável. Promover esta transformação em associação, mesmo que indireta, com um movimento chamado Food Revolution é pretensioso, e explica por que alguns ativistas tenham abandonado o barco ao saber da parceria do chef com a BRF. Não se faz revolução vendendo comida congelada, com posicionamento premium e preço correspondente, ainda que acompanhada de investimento em educação infantil. Revolução é melhorar a qualidade do produto para todos os consumidores.

Para decidir se a parceria de Jamie Oliver é um gol ou um frango, o que eu gostaria de saber é o grau de transformação introduzido na criação dos animais. Se for uma mudança contínua, expressiva e abrangente, todos lucramos. Se as mudanças forem superficiais, quem lucra é apenas o chef e a indústria — estaremos apenas diante de um frango como milhões de outros que viram nuggets para acompanhar séries do Netflix.

+ Conheça mais sobre a indústria do frango no Brasil.

umlitrodeletras

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